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Por que carros novos não pegam ‘no tranco’ ?

Por que carros novos não pegam ‘no tranco’ ?

Quem tem mais de 40 anos lembra da situação: alguém sentado na direção, segunda marcha engatada, carro debreado e os amigos empurrando. O carro embalava e um dos ‘empurradores’ gritava: solta ! E como que por milagre o carro pegava. Hoje em dia quase não vemos mais...

Cuidado com a chave code do seu carro !

Cuidado com a chave code do seu carro !

Esses dias um cliente me ligou dizendo que havia ido ao super-mercado, e na volta o carro simplesmente não pegava: o motor virava arranque normal, mas não pegava, então não era bateria. O cliente me informou que acendia uma luz no painel (um cadeado), identifiquei...

Quando trocar as pastilhas de freios?

Quando trocar as pastilhas de freios?

As pastilhas fazem parte do sistema de frenagem do veículo e é muito importante saber quando trocá-las. Elas são essenciais para a boa frenagem do veículo. Pastilhas gastas, além de causar riscos na frenagem, podem danificar os discos de freios, o que torna o conserto...

Devo trocar o óleo se o nível ainda está alto ?

Devo trocar o óleo se o nível ainda está alto ?

Com certeza ! O óleo não é feito para ser consumido durante seu uso. Ao fim do prazo ou quilometragem para sua substituição, ele deve estar no mesmo nível quando foi colocado no reservatório. O que ocorre é a perda de suas propriedades lubrificantes, por isso deve ser...

Câmbio Automático

Câmbio Automático

A manutenção da caixa de câmbio automática é muito mais complexa do que a mecânica. A direção hidráulica possui uma bomba hidráulica e um reservatório para o óleo. O sistema trabalha com uma pressão de óleo muito elevada, exigindo ferramentas específicas para sua...

Óleo da Caixa de Câmbio – Câmbio Mecânico

Óleo da Caixa de Câmbio – Câmbio Mecânico

Diferente do óleo do motor, o óleo da caixa não passa por uma degradação mais agressiva, mas deve ser revisado periodicamente e trocado aproximadamente a cada 50 mil quilômetros. É importante verificar o nível de óleo, pois em caso de vazamento, a falta do líquido...

Limpeza dos bicos injetores

Limpeza dos bicos injetores

O bico injetor é uma válvula elétrica (eletroválvula) que contém uma passagem de combustível com furos na ponta, responsável por pulverizar finamente o combustível na câmara de combustão do motor. Quanto melhor for a pulverização, maior será o rendimento do motor. São...

Geometria e Balanceamento

Geometria e Balanceamento

Seu carro está “puxando” para um lado? O volante trepida quando você ultrapassa os 60km/h? Os pneus estão mais gastos de um lado? Então está na hora de fazer geometria e balanceamento no seu veículo. Geometria (também chamada de alinhamento), consiste apenas no...

Amortecedores e Molas

Amortecedores e Molas

Os amortecedores são umas das peças mais importantes do carro quando o assunto é a dinâmica de rodagem. Responsáveis pela absorção dos impactos e por fazerem a interseção com as suspensões, eles são itens fundamentais também no conforto a bordo e, principalmente, na...

Velas e cabos de velas

Velas e cabos de velas

As velas de ignição são os componentes responsáveis pela queima do combustível, quando este está dentro das câmaras de combustão. Sua faísca dá início à explosão que impulsiona os pistões, movimentando o motor continuamente. Mas as velas têm vida útil e devem ser...

Sistema de arrefecimento ou resfriamento

Sistema de arrefecimento ou resfriamento

Quando falamos em sistema de resfriamento, a maioria das pessoas lembra apenas do radiador, pois de fato ele é o mais importante. Sem água no radiador, o motor ferve e você vai levar aquele susto com a fumaça saindo do capô. O radiador é quem faz a troca de calor da...

Correia dentada

Correia dentada

A correia dentada tem a função de sincronizar o giro do virabrequim junto com o comando de válvulas, mantendo o carro no giro perfeito e evitando que o pistão se choque com as válvulas do carro. Uma correia dentada dura em média 60 mil km ou por até 5 anos, antes de...

Filtro de combustível

Filtro de combustível

É responsável por atacar as impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível queimar. Fica entre o tanque e o motor para evitar que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à...

Filtro de ar

Filtro de ar

Tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela. Está para o carro como os...

Freios

Freios

Que tipo de manutenção se faz nos freios? O sistema de freios é um dos componentes de segurança mais importantes do carro. Por isso, fazer a manutenção de freios regularmente, além de evitar que possíveis defeitos fiquem mais graves, também é zelar pela sua segurança....

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