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Por que carros novos não pegam ‘no tranco’ ?
Quem tem mais de 40 anos lembra da situação: alguém sentado na direção, segunda marcha engatada, carro debreado e os amigos empurrando. O carro embalava e um dos ‘empurradores’ gritava: solta ! E como que por milagre o carro pegava. Hoje em dia quase não vemos mais...
Cuidado com a chave code do seu carro !
Esses dias um cliente me ligou dizendo que havia ido ao super-mercado, e na volta o carro simplesmente não pegava: o motor virava arranque normal, mas não pegava, então não era bateria. O cliente me informou que acendia uma luz no painel (um cadeado), identifiquei...
Quando trocar as pastilhas de freios?
As pastilhas fazem parte do sistema de frenagem do veículo e é muito importante saber quando trocá-las. Elas são essenciais para a boa frenagem do veículo. Pastilhas gastas, além de causar riscos na frenagem, podem danificar os discos de freios, o que torna o conserto...
Devo trocar o óleo se o nível ainda está alto ?
Com certeza ! O óleo não é feito para ser consumido durante seu uso. Ao fim do prazo ou quilometragem para sua substituição, ele deve estar no mesmo nível quando foi colocado no reservatório. O que ocorre é a perda de suas propriedades lubrificantes, por isso deve ser...
Câmbio Automático
A manutenção da caixa de câmbio automática é muito mais complexa do que a mecânica. A direção hidráulica possui uma bomba hidráulica e um reservatório para o óleo. O sistema trabalha com uma pressão de óleo muito elevada, exigindo ferramentas específicas para sua...
Óleo da Caixa de Câmbio – Câmbio Mecânico
Diferente do óleo do motor, o óleo da caixa não passa por uma degradação mais agressiva, mas deve ser revisado periodicamente e trocado aproximadamente a cada 50 mil quilômetros. É importante verificar o nível de óleo, pois em caso de vazamento, a falta do líquido...
Limpeza dos bicos injetores
O bico injetor é uma válvula elétrica (eletroválvula) que contém uma passagem de combustível com furos na ponta, responsável por pulverizar finamente o combustível na câmara de combustão do motor. Quanto melhor for a pulverização, maior será o rendimento do motor. São...
Geometria e Balanceamento
Seu carro está “puxando” para um lado? O volante trepida quando você ultrapassa os 60km/h? Os pneus estão mais gastos de um lado? Então está na hora de fazer geometria e balanceamento no seu veículo. Geometria (também chamada de alinhamento), consiste apenas no...
Amortecedores e Molas
Os amortecedores são umas das peças mais importantes do carro quando o assunto é a dinâmica de rodagem. Responsáveis pela absorção dos impactos e por fazerem a interseção com as suspensões, eles são itens fundamentais também no conforto a bordo e, principalmente, na...
Velas e cabos de velas
As velas de ignição são os componentes responsáveis pela queima do combustível, quando este está dentro das câmaras de combustão. Sua faísca dá início à explosão que impulsiona os pistões, movimentando o motor continuamente. Mas as velas têm vida útil e devem ser...
Sistema de arrefecimento ou resfriamento
Quando falamos em sistema de resfriamento, a maioria das pessoas lembra apenas do radiador, pois de fato ele é o mais importante. Sem água no radiador, o motor ferve e você vai levar aquele susto com a fumaça saindo do capô. O radiador é quem faz a troca de calor da...
Correia dentada
A correia dentada tem a função de sincronizar o giro do virabrequim junto com o comando de válvulas, mantendo o carro no giro perfeito e evitando que o pistão se choque com as válvulas do carro. Uma correia dentada dura em média 60 mil km ou por até 5 anos, antes de...
Filtro de combustível
É responsável por atacar as impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível queimar. Fica entre o tanque e o motor para evitar que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à...
Filtro de ar
Tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela. Está para o carro como os...
Freios
Que tipo de manutenção se faz nos freios? O sistema de freios é um dos componentes de segurança mais importantes do carro. Por isso, fazer a manutenção de freios regularmente, além de evitar que possíveis defeitos fiquem mais graves, também é zelar pela sua segurança....
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