Os amortecedores são umas das peças mais importantes do carro quando o assunto é a dinâmica de rodagem. Responsáveis pela absorção dos impactos e por fazerem a interseção com as suspensões, eles são itens fundamentais também no conforto a bordo e, principalmente, na segurança se o carro estiver em velocidades elevadas.
O tempo médio da revisão dos amortecedores é de 60 mil quilômetros. Não há uma quilometragem fechada para a troca, pois a substituição do item vai depender do tipo de uso, do pavimento em que o carro roda e alguns outros parâmetros. Mas se for a hora de colocar um amortecedor novo, o recomendado é que se troque os pares, não só um único que estiver com defeito, para que a suspensão continue equilibrada nos eixos.
Seus defeitos mais comuns são ruídos metálicos, vazamento do fluido e perda de pressão na absorção de choques.
Uma forma de conferir isso é sempre que for fazer geometria ou balanceamento, pedir ao mecânico que dê uma rápida observada se não existe vazamentos ou então se as hastes e borrachas estão limpas. Se notar algum sinal inadequado, pode ser que o amortecedor esteja comprometido.
Posso trocar somente os amortecedores dianteiros ou traseiros? Segundo Hugo Almeida, sim isso é possível. Importante é sempre trocar o par, seja dianteiro ou traseiro.
As molas são vistas com menor importância, mas sua troca não deve ser negligenciada. É comum o motorista trocas os amortecedores e não substituir as molas. Não se pode esquecer que as molas trabalham em conjunto com os amortecedores e, desse modo, se um deles estiver com desgaste acentuado o funcionamento do outro equipamento ficará comprometido.